quinta-feira, 22 de outubro de 2009

André Matos lança novo disco para fortalecer o rock pesado no Brasil


Um dos grandes ícones do heavy metal brasileiro, o cantor e compositor André Matos lança seu segundo disco solo, Mentalize (Azul Music).O álbum é definido por ele como um passo à frente em relação ao trabalho anterior, Time To Be Free, lançado em 2007 e que, segundo o músico, era uma reunião de tudo o que ele já produziu ao longo dos anos nas bandas pelas quais passou, como Viper, Angra e Shaaman.

“Ele (TimeTo BeFree) foimeio que um resumo, um apanhado geral. Só que com uma sonoridade e com uma orientação nova, visando a coisa mais atual. É possível encontrar muitos dos elementos que eu utilizava no começo. Foi muito difícil chegar naquele resultado. Fazer isso de uma maneira equilibrada não é fácil”, explica.

Já Mentalize é considerado por ele como uma evolução do trabalho anterior, um passo à frente que foi dado. “Ele já vai com um impulso maior para frente, no sentido de que esse disco aponta para um novo rumo a ser tomado. Não é uma mera repetição daquilo que foi feito no primeiro disco”, diz.

O novo disco vem com uma faixa bônus exclusiva paraos fãs brasileiros, Don´t Despair. “O Brasil merece um álbum especial, Para que o som brasileiro se sinta reconhecido”, diz André.

“Todo mundo fala que o publico brasileiro émuito bom, é muito importante, mas eu nunca vi ninguém ter um carinho especial com o pessoal daqui. Então eu convenci os meus fãs no Japão a deixar uma faixa bônus fora do deles e colocá-la aqui, exclusivamente. O CD brasileiro é único”, revela o cantor, que também é arranjador, orquestrador, cantor lírico e pianista.

A intenção de André é fazer a maior quantidade possível de shows no Brasil,e estácom a turnê fechada para o Nordeste, em dezembro, que talvez se estenda até janeiro.

“Com esse disco quero resgatar essa onda do rock pesado no País inteiro, porque existe público para isso e agente sabe.Inclusive, a última vez que tocamos em Salvador foi um sucesso. Deu mais de três mil pessoas na Concha Acústica. Tem muito artista pop aí que não consegue colocar um publico desse lá”, diz.

Produção

Produzido por André Matos em parceira com o guitarrista Sascha Paeth e com a coprodução de Corciolli, Mentalize passou por duas etapas. No primeiro momento, foi realizado todo o processo de pré-gravação no Brasil.

Matos fez o papel de produtor, juntamente com Corccioli. Depois, foi levado para a Alemanha, onde o finalizou com Sasha, que já o acompanha há anos.

O vocalista aproveita para ressaltar a importância de se ter um conjunto forte, unido e que preze pelo constante estudo da música para que sempre haja uma continuação evolutiva.
“Acho que, quando você tem um tempo de convívio musical, você já sabe o que esperar dos outros. Na hora de fazer uma música, criar um arranjo, você sabe exatamente até aonde pode chegar e arriscar. Tenho certeza que estou acompanhado dos melhores músicos da cena nacional. Sou um grande admirador dos meus companheiros de banda”.
Ele é acompanhado por Luis Mariutti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra), André Hernandes (guitarra), Eloy Casagrande (bateria) e Fábio Ribeiro (teclados).

Nenhum comentário: